
A reality tv está a inundar os filmes que estream hoje em dia. A bizarria do real é uma obsessão para os públicos em geral e, a julgar pela quantidade de reality shows que ainda abundam nas televisões, concluimos que esta é uma moda que ainda vai ficar entre nós algum tempo. Sempre na tentativa de ser o mais "agora" possível, também o cinema adapta as modas aos seus contextos. Cloverfield ou Diary of the Dead são só dois dos mais recentes exemplos disso.
[Rec] consegue, com relativa facilidade, pegar nessa premissa de home made video, ou vídeo amador, e trazer-lhe alguma relevância. Uma equipa de reportagem documenta a rotina de um quartel dos bombeiros, desde as horas de lazer até às missões em campo. É numa dessas missões que a acção do filme se desenrola. Uma simples chamada de socorro num prédio em Barcelona depressa se torna numa arrepiante história de terror e suspense. Se as comparações óbvias seriam com os dois filmes que mencionei anteriormente, não consigo deixar de mencionar também Blair Witch Project. A intensidade do terror (ou suspense, chamem-lhe o que quiserem) de Blair Witch Project consegue estar presente, com a mesma força, em [Rec]. Sim, sabemos que estamos perante uma obra de ficção, sabemos até como nos vão assustar a seguir e mesmo assim o nó na garganta vai apertando cada vez mais.
Não damos saltos da cadeira, mas agarramo-nos a ela com toda a força e é sempre no limite que este filme triunfa. Sem se alongar demasiado, evitando o exagero excessivo (passo a redundância) e calmamente construindo a trama que no final se revela surpreendente. Exactamente na quantidade certa.
  Etiquetas: Criticas |